Al otro lado del rio

Depois de voltar para o lado da cidade velha, dei uma caminhada basica pelas ruas. Duas coisas daqui sao muito tipicas, as construcoes todas tem uns arcos que permitem que as pessoas sempre caminhem abrigadas (eles dizem que por isso sao o maior shopping do mundo), e pela cidade existem dezenas de fontes. Essa da foto representa um urso com trajes de guerrreiro. O nome de Berna vem do nome alemao pra Urso (nao sei qual eh, mas imaginem que seja algo como Bear), que supostamente foi o 1o animal cacado depois que um nobre resolveu fazer a cidade ali, mas ateh onde eu sei, nao teve urso nenhum na historia de fato. Segundo o Laurent, eles costumavam contruir fontes pra celebrar as vitorias em batalhas ou outros grandes acontecimentos.

Como bom turista, tirei fotos dos grandes predios monumentais como o parlamento (que tem varios chafarizes que jorram diretamente da calcada), a eterna torre do relogio, e a catedral, que como toda boa catedral europeia nao cabe inteira na foto. Cheguei a tirar duas fotos dentro da catedral, uma dos vitrais e outra do orgao de tubos, mas ficaram uma bosta, vou ter que tirar novamente. A foto que eu tirei do timpano da porta principal, que eh um alto relevo sobre o juizo final tb ficou horrivel.

Voltando a serie das coisas mais sutis, tirei uma foto bem com clima de final de tarde, o pessoal nos cafes na calcada, na praca da cidade. Mas o melhor foi quando eu cheguei na praca, e vi (o que aqui eh muito comum) varios "tabuleiros" pintados no chao, e uma rodinha de senhores acompanhando uma partida de xadrez em praca publica com pecas se nao gigantes digamos que "de Itu". Mais interessante ainda eh que circulo ao redor do tabuleiro nao soh animadamente comentava o jogo como dava pitaco, coisa que qdo eu aprendi a etiqueta do xadrez sempre me disseram ser muito feia. De qualquer forma, achei o maximo, soh nao sei aonde eles guardam as pecas...

Ah sim, essa ultima foto eh de uma ruazinha residencial um pouco mais afastada do centro, mas como ela nao tem nenhum post melhor pra ir, vai aqui mesmo.

1 Comments:
Quando estivemos ai, acho foi justamente a semana mais quente do ano. Fiquei morrendo de inveja das criancas que se refrescavam em frente ao parlamento...
Tenho algumas fotos nesses mesmos lugares. Que gostoso... Ao lado desse tabuleiro ficamos comendo sorvete do pote que compramos no supermercado.
Post a Comment
<< Home