Wednesday, June 21, 2006

Nas proximidades do Palacio

No domingo resolvemos tirar o dia pra caminhar. Pela manha fomos na feira do Rastro, uma especie de Brique da Redencao onde ateh uma banquinha de ferragem encontramos! Par falar a verdade, ainda sou mais o Brique. O Rastro eh mais atrolhado, nao tem o parque do lado e eh numa lomba... Na saida do rastro andamos um pouco pela Calle de Toledo ateh chegarmos a Puerta de Toledo e de lah pegamos o metro pro mudeu Reina Sofia, ver o Guernica.


No domingo, tanto o museu do Prado quanto o Reina Sofia tem entrada livre. Legal, neh? Pois eh, a gente, bem pao-duro, achou bem legal e entrou no museu despreocupadamente um pouco depois das 13h, com um ingresso para a exposicao temporaria do Picasso (uma continuacao daquela exposicao que estava tambem no Prado) para as 14h. Ainda fomos comer alguma coisa no museu, bem tranquilos, e esperando ateh as 14h, fomos olhar as outras salas do 2o andar. Miro, Dali, alguns picassos soltos, gabarito a coisa. As 14:15 quando chegamos na entrada da exposicao temporaria, a guardinha nos disse que a exposicao estava fechada!! Bah, ultrajante. Tivemos entao dois espantos. Primeiro, no domingo o museu fechava as 14h... Segundo, no folder da mostra da exposicao do Picasso, dizia, aberto domingo das 10 as 14:30. Fiquei com vontade de ir ateh lah e fazer um bolo com a guardinha. Como eh que no folder diz 14:30, no nosso ingresso diz que a gente tinha que entrar depois das 14 e as 14:15 nao nos deixam mais entrar, sendo que nao tinha nenhum aviso do tipo "entrada permitida ateh 30 minutos antes do fechamento das salas"??? Bah, fiquei muito indignado. Pior ainda pra Daisy, que voltava segunda as 6 da manha... eu ainda pude voltar no museu na segunda-feira e vi a mostra. Tadinha, perdeu uma baita exposicao... tudo culpa da desorganizacao e da sesta espanhola!!

Depois dessa MEGA frustracao (pra Daisy acho que foi pior que nao entrar na Westminster, pra mim nao tanto porque acabei vendo o Guernica na segunda-feira), fomos lah pras bandas do Palacio Real. Sob um calor digno do inferno em dia quente, achamos uma sombrinha pra descansar um pouco. O parque na frente do Palacio eh pequeno, mas aconchegante. O palacio em si eh bonito, claro, mas estah longe de ser assim uma Brastemp.


Tambem aproveitamos pra caminhar um pouco na regiao do Palacio. Fomos ateh a Praca de Espana, onde ah um monumento em homenagem ao Miguel de Cervantes, e depois, na direcao oposta visitamos (por fora) uma Catedral sem-gracamente moderna (ok, eh bonita, mas vamos combinar que na Europa sao raras as igrejas do seculo XX que podem parecer muito interessantes...), fomos tambem na Basilica de San Franciso, onde pude entrar na segunda-feira (mas nao tirar fotos). Esta sim. Se por fora nao parece tudo isso, por dentro eh absolutamente linda. Dourada a nao mais poder, bem estilo colonial espanhol, e bem diferente das lindas catedrais goticas com as quais acabamos nos acostumando. Depois acabamos dando uma caminhada pelas ruas centrais ateh chegar novamente a Plaza Major, onde tomamos um merecido sorvete.





0 Comments:

Post a Comment

<< Home