Thursday, July 06, 2006

Caminhando no sol

Saindo do Platinado, descemos a colina na direcao do Tavere paraver ainda os restos de um teatro Romano, o Teatro de Marcelo, que infelizmente, soh pudemos ver por fora (alias, acho que soh se pode ve-lo por fora). Depois disso, seguimos um pouco o rio ateh chegarmos a piazza aonde deveriamos encontrar a Bocca della Verita. Culpa de nossa desinformacao levamos um tempao ateh encontrar a Bocca, locaziada no portico de uma igreja. A Bocca, supostamente parte de uma fonte de Era Romana, ficou famosa por uma lenda que diz que os mentirosos tem sua mao decepada ao colocarem dentro da boca da estatua, fama que foi alimentada em periodos medievais por nobres que escondiam um cavaleiro armado com uma espada atras da estatua. Ah sim, tambem li que um padre local costumava esconder um escorpiao dentro da bocca e desafiar seus desafetos a provarem sua sinceridade. Como tinha uma fila muito grande, e nao ficamos muito emocionados com encarala soh pra botar a mao dentro da Bocca (pressupondo que nada de emocionante poderia acontecer), roubei uma foto da internet pra botar aqui.






Depois de visitar a Bocca, saimos na direcao de Trastavere para finalmente conhecer o bairro e a 1a igreja crista de Roma. Um bairro simples, calmo (o que eh raro, tratando-se de Roma), muito charmosinho e simpatico, com alguns mini-depositos de lixo nas calcadas (como em toda cidade), cheio de ruazinhas estreitas e restaurantes com mesinha na rua. Adivinharam. Almocamos pizza em um desses. A igreja original parece ser d seculo IV, e foi reconstruida no sec XII. Os mosaicos, no mesmo estilo da igreja de S.M. Maggiore sao do seculo XIII da mesma forma.









Saimos de Trastavere para a Fontana di Trevi, e como a distancia no mapa parecia razoavel pra quem caminharia ainda mais, prguntamos num quiosque de informacoes turisticas que onibus pegar e, mais importante, aonde comprar a passagem. Compramos as passagens na banca de revistas, e descemos na estacao da Fontana di Trevi, que estava apinhada de turistas. Muito proximo do nivel intoleravel do Montmatre. Uma pena, porque a fonte eh realmente linda. Um poco na vase do cotovelaco conseguimos descer ateh a basa da fonte e ateh a conseguir um lugarzinho pra sentar por alguns minutos. Claro que um de cada vez. Como manda a tradicao, jogamos, de costas, uma moedinha na fonte pra podermos voltar a Roma. Eu soh queria saber que recolhe as moedinhas...






Nao ficamos muito tempo na fontana, jah que soh toinha lugar pra sentar no sol, o que seria impraticavel. A Daisy que nao levou o protetor solar jah estava com os ombros totalmente cozidos. Resolvemos entao seguir caminho pra a Piazza de Spagna, onde uma linda escadaria devieria nos esperar. Pra nosso azar, a escadaria e a igreja em seu cimo estavam em obras, meio que tapadas por um tapume. O jeito foi seguir ateh a Piazza del Popolo, lugar muito interessante, com um obelisco egipcio, apoiado em duas igrejas com jeito de irmas gemeas, mas d enovo sem sombra!! A essa altura a Daisy jah estava morrendo. Como voces podem ver ela nao parece a pessoa mais feliz do mundo sentada na sombra do obelisco em obras. Lah, em meio as esculturas do grupo dessa fonte que aparece na primeira foto finalmente achei uma representacao da famosa loba romana. Nao tirara uma fotinho da loba seria um sacrilegio com a lenda.

Ah sim, depois da Piazza del Popolo pegamos o metro e voltamos pra Termini. Fomos pro albergue tomamos um banho e siar pra jantar. Erraram. Dessa (unica) vez nao comemos pizza.




4 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Porque tu botaste essa minha foto terrível! Estou completamente acabada e "tostada".

8:54 AM  
Blogger Ronaldo Ferreira said...

vc jah viu em shoppings na área dos brinquedos um brinquedo que parece aquela boca? tipo, você coloca a mão lah dentro e a máquina fala uns troços e te dá um papel tipo extrato bancário, falando o seu futuro? (não, nunca coloquei a mão, é sério!!) entao, plagiaram daí!!!! hehehehehehe, assaz prestativo eu sou...

5:41 AM  
Anonymous Anonymous said...

Daisy, o Nelson é esperto mesmo...pq ele não botou uma foto dele com o tal de Pepe? Alto clima...Te dou o maior apoio...botar uma foto dessas, parece q não gostou do passeio...hehehhehehe, sacanagem, né? BJS!!!

7:15 PM  
Anonymous Anonymous said...

A tal boca da verdade, não é isso? Me poupe q eu ia enfiar minha mão ali, ia comer meu braço inteiro......Hahahahhahaha.....

7:16 PM  

Post a Comment

<< Home