Os dialetos da linguagem universal
Berna eh a cidade dos "Young Boys", um time auri-negro fundado em 1898. Acompanhando nos jornais, descobri que o YB estava em terceiro na liga, que tem 10 times na 1a divisao. Ha algumas semanas atras eh que me dei conta que a 33 rodada acabara de se completar. Conta basica, se sao 10 times, sao 9 jogos por turno, e como todos os campeonatos na Europa estao terminando, tudo me levava a crer que o campeonato suico tinha 4 turnos, totalizando 36 rodadas. Como eu cumpro a penosissima tarefa de viajar em media a cada dois finais de semana, nao podia me amarrar muito senao o campeonato terminaria! Na 34a rodada o YB jogava fora, contra o Yverdon, e na penultima rodada, numa quarta-feira as 20:45, vi que o YB jogava em casa contra o Basel.
Foi muita sorte. Na 35a rodada, a situacao do campeonato estava assim: Basel em primeiro, 3 pontos a frente do FC Zurich. O YB, terceiro, estava 1 ponto a frente do Grasshopper, e tanto Grasshopper quanto Zurich jah tinahm participado da 35a rodada. Como aqui na suica o 3o colocado na liga garante vaga na copa da UEFA, isso significava que eu poderia ver o jogo entre 2 dos 3 melhores times da Suica sendo que o YB precisava ganhar pra garantir a vaga na copa da UEFA e o Basel precisava de um empate pra ser campeao. Jogo valendo mesmo.
Como existem coisas que soh a Suica faz por voce, na quarta de manha, decidido a assistir o jogo, olhei na internet qual o onibus que ia ateh o estadio e os horarios, e com o unico temor de nao conseguir mais ingressos, fui para o estadio +- 30 minutos antes do jogo. Onibus lotado de torcedores suissamente bem comportados, todos bebendo muuuito. Eh incrivel como aqui a galera bebe no estadio e a caminho, acho que muito mais do que no Brasil. Bom, cheguei ao estadio, e claro, num jogo decisivo e num pais pequeno, um monte de torcedores do Basel tambem estavam lah, mas sem grandes provocacoes. Comprei por 30 francos um ingresso no lugar mais barato do estadio com a torcida do YB (obvio), o que significava um canto no anel superior. Apos a revista, que o cara soh pediu para eu abrir a mochila e jogou fora a minha companheira garrafinha de gatorate cheia d'agua, entrei no estadio e fui procurar o meu lugar. O estadio, nao muito cheio, acabou enchendo rapido e teve uma lotacao boa com excecao do lado "nobre". No total, 25000 pessoas. Nada mal.

O que se viu em campo foi meio estranho. Comeca que eles tem a mania de jogar em linha, tipo FIFA soccer, o que eh de fato esdruxulo. Ninguem faz a sobra na zaga, e o meio-campo fica um vazio soh. Nao eh a toa que a bola mal para no meio, passando rapidamente (mesmo com bolas rateiras) da defesa para o ataque. Putz, ateh na Casa de Portugal eh sabido e notorio que o time que domina o meio-campo tende a ganhar o jogo! Contra times que jogam assim, eh soh achar um jeito de passar em velocidade pelas linhas e deu. Viram o a final da Copa dos Campeoes quarta? Pensei seriamente em largar o doutorado e virar tecnico de futebol aqui.

Pelo menos o lado bom do linharedo eh que o jogo fica super rapido e movimentado, independentemente da tosquice dos atletas. Somado a isso, uma arbitragem que soh marca falta quando parece que alguem morreu tb ajuda. Nao eh aquele para-recomeca com dezenas faltinhas cavadas que a gente ve no futebol sul-americano. Antes que eu esqueca, outra bizarrice eh uma propaganda que entra a todo volume nos teloes na metade do 1o e 2o tempos. Bah, uma coisa totalmente canhestra. Um som nada a ver que vem de repente em volume ensurdecedor, mas pelo menos como eh rapidinho o cara esquece logo.

Voltando ao jogo, o YB deu um show. 4x2 e a vaga na copa da UEFA garantida. O prinipal heroi da campanha, um suico de nome nao muito suico, Hakan Yakin, foi ovacionado apos o jogo, mas alguns dias depois nao foi chamado pra selecao, para tristeza dos Bernenses. Parece que ele eh meio estrelinha e andou tendo uns problemas disciplinares no ano passado quando tava fora do pais. Outra coisa legal eh que as musiquinhas sao bem faceis, e tirando as de letra muito elaboradas ateh consegui cantar um pouquinho junto (o o o, e e e, e "Hopp Young Boys!" jah fazem parte do meu vocabulario!!). No final, a volta foi relativamente tranquila, sob a atenta supervisao de algumas dezenas de policiais que pareciam prontos para a guerra. Alguns torcedores do Basel ateh estavam no mesmo onibus que peguei para o centro.
Ah sim, na ultima rodada, em casa, o Basel coneseguiu perder para o Zurich por 2x1 e acabou perdendo o titulo para o proprio Zurich. A torcida invadiu, deu pancadaria com a policia e tudo mais. Como tambem jah tinha dado rolo na repescagem das eliminatorias da copa nos jogos contra a Turquia, e como a proxima eurocopa vai ser aqui, os "pensadores" do futebol estao realmente preocupados. Parece que vao tentar restringir a venda de bebida alcoolica e fazer algum controle biometrico obrigatorio na entrada, pra identificar os "proibidos" de entrar no estadio. Acho que eh mais ou menos como a Inglaterra fez pra fastar os Holligans, mas nao tenho certeza.
Agora eh esperar pela Copa.

1 Comments:
tem que mandar a organizaçao suíça vir ao brasil e assistir ao Cotinthians X River Plate, ou Flamengo X Corinthias. Eles até tirariam o policiamento do estádio, hehehehe. Realmente, tem coisas que até na Suiça nao dá certo.
Post a Comment
<< Home