Thursday, June 01, 2006

Weggis

Logo que eu soube que o Brasil vinha treinar na Suica e falei pros suicos aqui do lab que a Selecao ficaria em Weggis eles me respondiam "onde???". Pois eh, nem eles tinham ouvido falar na minuscula Weggis, cuja principal atividade economica, a criacao de porcos teve de mudar suas tradicoes esse ano. Tudo porque o pessoal mata os porquinhos justamente nessa epoca, o que deixa a cidade com um cheiro, digamos, caracteristico. Pra nao espantar a turistada, a prefeitura entrou em acordo com os produtores, que alteraram a epoca de carnear os bichinhos em troca de uma indenizacao porque eles vao pegar a entresafra do porco (nao eh surpreendente que bicho tenha safra?).

Quinta-feira, o dia em que eu iria pra Weggis era feriado aqui na Suica, coisa que soh descobri na quarta. Bom, pelo menos nao teria que matar escancaradamente um turno no lab. Como era feriado, e o Tadej nao podia ensaiar pq a escola de musica estaria fechada, acabou que ele me disse que queria ir junto. Perto do meio dia, na estacao, quando anunciamos que queriamos uma passagem pra Weggis o cara do guiche abriu um sorrisao e disse, "ahn, voces tambem querem ver a selecao brasileira..." Todos os nossos medos de errar o caminho ateh a pequenina Weggis se esvaneceram quando, jah no primeiro dos 3 transportes que nos separavam da descartavel "Arena Thermoplan", vimos uma pquenena multidao de camisas amarelas e maquinas fotograficas. Multidao que soh cresceu ateh a nossa chegada na arena. O onibus que nos levou de Kussnacht (numa baia do Lago de Lucerna) ateh Weggis (em outra baia do mesmo lago) jah estava lotado. Quando descemos na estacao da arena, entao, foi o caos.




Milhares (mesmo, na quinta feira a organizacao disse que 25,000 pessoas peregrinaram ateh Weggis) de pessoas nas ruas. Dezenas de brasileiros "a carater": axeh, mulheres mexendo a bunda (dois comenmtarios: 1- notem que "mexer a bunda" nao eh "sambar", 2- muito minoritariamente se ouvia algum samba, confirmacao de que o "Brasil cliche" anda mais por perto de Salvador do que do Rio, embora no dia sequinte os jornais falassem de "Copacabana em Weggis") , e litros caipirinha em tudo quanto era quiosque.

Claro que por um lado, mesmo que bem "clichezada" pros suicos toda essa confusao jah eh em si mesma alguma coisa muito empolgante. E de fato eh legal ver como eles lidam com a bagunca de toda a historia. Claro, acho que tb eles acham interessante porque sabem que nao vai durar muito, hehehe.

Outra coisa interessante eh que os suicos muito animadamente "vestiram a camiseta" brasileira, de modo que soh o que se via desde a cidade ateh a feirinha na frente do estadio era um monte de bandeiras brasileiras. Toda Weggis estava ocupada. Toda? Nao! Uma pequena banquinha de gregos irredutiveis mantinha sua independencia!!! (citacao livre de Goscinny e Uderzo, mas nao resisti... Reparem na cara de "What the fuck are you doing?" me olhando na foto. Depois eu disse que a Grecia era legal, e ela me perdoou com um sorriso sincero).



Bom, depois da via crucius da parada de onibus pela feirinha ateh a arena, o Tadej (ingenuo, tadinho...) achou que dava pra comprar um dos 10,000 ingressos diarios pra assistir o treino. O detalhe eh que jah a algum tempo todos os ingressos estao vendidos. Pra comprar agora soh de cambistas (a maioria brasileiros). Pelo menos tinha um morrinho perto, a la Alfredo Jaconi, e pudemos ver 2/3 do gramado de lah, e nem tao longe dos jogadores.


Sobre a Selecao, serei breve. 1- O Ronaldo tah gordo sim. Ateh acredito que pro estilo dele (arrancada e gol) nao interfira, mas que ele tah pancudo ah tah. 2- O Parreira fez 3 times, o de pior desempenho continha o ataque titular (Ronaldos, Adriano e Kaka). 3- Ateh que apesar de todo o clima do lugar, o time nao parece muito (atentem para o muito) em ritmo de oba-oba. Em todo caso, continuo achando que essa nao eh a copa do Brasil...

No fim, depois de ver uma parte do treino sob uma chuvinha indecisa e xarope, resolvemos comer o McDonalds local - uma Bratwurst assada com um pouco de mostarda e 1 fatia de pao preto, servido numa bandeijinha de papelao - muito bom! A tardinha, deixamos pra tras a pacata Weggis e "die Selecao", como eles chamam a Selecao aqui. Alias um ultimo comentario, nunca tinha reparado que realmente soh no Brasil a gente usa o termo "A selecao" como sinonimo de fato pro time.






1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Quanta gente... Na terceira foto parece estar tudo bem apertado...
Cara estranha que a menina fez.
Lindas as duas últimas fotos.
Beijos nos dois.

10:35 PM  

Post a Comment

<< Home