Gaudi



O segundo grande encontro com Gaudi foi numa das visitas obrigatorias a Barcelona, a Igreja da sagrada Familia. Eu sabia sim que a Igreja estava inacabada e que estava em obras, mas eu nao imaginava que ela fosse um canteiro de obras!! Tipo, a visita se dah pelo meio don andaimes. Fico imaginando como ela serah pronta, mas duvido que alguem se arrisque a fazer alguma previsao de quando isso ocorrera. O exterior eh impressionante, e embora a fachada da natividade pareca um tanto poluida (tudo bem, eu sei que tanto rococo tem um significado), a fachada da Paixao eh simplesmente fantastica. A angulosidade das figuras causando um impacto visual magistral. A unica pequena decepcao foi com a subida nas torres, jah que sbaiamos por alguma fonte por mim esquecida que era degrau que nao tinha mais fim, um suplicio, mas que no fim valia a pena. Bom, sim, vale a pena, a vista eh espetacular, mas o suplicio foi muito menor do que a gente imaginava, embora a quela escadinha em espiral sem corrimao pra descer nao seja a melhor coisa do mundo. Em todo caso, encerrado aqui o concurso de "escadaria mais sacrificante do Toblerone", ganhou o Domo de Colonia, e de longe. Ah sim, a Sagrada Familia, como toda boa igreja que se preze, tera vitrais, mosaicos abstratos de cores, que pelos poucos (2) que estao prontos parecem que darao um clima bem intimista ao interior. Eh esperar e ver.







O ultimo passeio Gaudiano foi quando fomos no Parc Guell, no nosso ultimo dia de Barcelona. Uma dia quente, bem quente, e pra completar descemos do metro na estacao que parecia mais perto pelo mapa. Obviamente, mapas turisticos nao tem informacoes altimetricas, ou seja, estavamos no sope dum morro e o parque era laaaaaahh em cima. Pelao menos a ladeira tinha algumas escadas rolantes, pra subida nao ser tao sofrida. Calorzinho pegando, a aridez do solo e a secura da vegetacao quase lembravam as do Palatino em Roma. Comecamos a caminhar no calor do parque e nao estavamos achando as coisas que queriamos ver (e como nao era um parque nordico nao dava nem pra sentar na grama, - alias, ateh a grama estava escassa...), donde a Daisy comecou a dizer que tudo era culpa minha (por tudo entendam tudo mesmo, desde termos escolhido aquele caminho pra chagr no parque, passando pelo fato do sol ser quente, ateh a guerra no Libano), e nem o fato de encontrarmos um gatinho simpatico melhorou as coisas pro meu lado... Bom, no fim, jah meio com fome, acabamos finalmente achando a outra entrada do parque, onde ficam os edificios, esculturas e afins feitos pelo Gaudi, incluindo o camaleao que eh um dos "souvenirs-mor" da cidade. Comemos um sanduiche horroroso num pedaco de sobra conquistado quase a tapas, ficamos um pouco mais felizes e fomos explorar melhor as esculturas. O que eh engracado no Guell eh o seguinte, o parque eh legal, as obras sao lindas, mas depois que o cara volta de copenhagen tem um choque: a principal area de "se espraiar" no parque eh, bem, um areiao, e no sol!!! Mais estranho, toda essa area eh rodeada por um longo, sinuoso e lindo banco, todo decorado com mosaicos gaudianos. Lindo, neh? Bom, agora voces imaginem como fica esse banco depois de tomar algumas horas do inclemente sol Catalao... Reforca um pouco a nossa impressao de que o conceito de "parque" perto do mediterraneo eh muito mais "visual", nada aver com os "tacteis" parque nordicos.

2 Comments:
Pô amor! Como tu és injusto. Nem era tudo culpa tua. Sim o calor, a falta de sombra e eu ter que caminhar no sol eram tua culpa, mas a guerra do Líbano não!
A primeira foto me fez ficar analisando por um bom tempo... Prendeu meus olhos... Tão diferente essas casas.
Sempre tem um gatinho no caminho da Daisy...
A foto após a da Daisy parece ser de miniatura de casa... Sei lá, meio estranha... Risos.
Post a Comment
<< Home