Friday, August 04, 2006

Murano e o Lido

Saimos de Burano logo apos o almoco e achamos que ainda dava tempo de irmos ateh Murano, ilha que eh famosa por seu trabalho em vidro. Pra isso, pegamos o eterno Vaporetto, a apos alguns bons minutos estavamos lah.

Talvez porque fomos mais no final da tarde, a ilha nao estava tao cheia de turistas como imaginavamos, e a maioria das lojas jah tinha parado de trabalhar com vidro, mas ainda pudemos ver em dois lugares os artesaos fazendo algumas pecas. O curioso da historia eh que parece que varias lojas de Murano estao comprando pecas "made in China" (literalmente) pra revender para os turistas. Pros que ganharam presentinhos de Murano, garanto que compramos sempre em lojas que tinham um cartazinho "denunciando" isso do vidro chines e dizendo que lah eles soh vendiam o verdadeiro vidro de Murano. Alias, foram nesses lugares que vimos o pessoal trabalhando ao vivo, o que enfim, pode ser alguma garantia.

A ilha em si porem, nao tem grandes charmes. Nao tem a rusticidade de Burano, a sensualidade bagaceira do Lido nem o brilho de Veneza. Parece um pouco como uma mini-micro-venezazinha, o que nao eh nenhum demerito, vejam bem. Apenas faz com que seja um lugar bastante dificil de descrever.






No outro dia, de manha, resolvemos pegar uma prainha e dourar nossos corpos sob o sol do Adriatico. Assim, fomos de Vaporetto ateh o Lido de manha. O Lido eh uma faixa de terra que separa a baia de Veneza do mar aberto. Estreitissima. Desce-se do Vaporetto de um lado, e apos 200 ou 300m, voila. A rua que percorremos pra fazer esses metros guarda um certo que de Capao da Canoa. Ou pelo menos foi isso que me lembrou. Umas bugigangas de praia pra vender, uns barzinhos vendendo sorvete daqueles de maquina, um clima mais familia que turistico, no geral.

A praia eh toda dividida em "lotes", sendo que alguns tem ateh acesso pago, mas a maioria soh cobra pelo aluguel de cadeiras e guarda sois. A primeira grande dificuldade foi achar algum desses lotes com lugares livres pra pendurar um guarda sol, mas no fim achamos um lugar bastante razoavel, a meio caminho entre o mar e um barzinho.

A segunda dificuldade era caminhar na areia, que fervendo desde cedo num calor de 40 graus, estava simplesmente o marmore do inferno. Refresco mesmo soh dendro d'agua ou na sombra do guarda sol.

Uma coisa que me surpreendeu eh que eu achava que a Italia fosse mais sem-vergonha. Top-less mesmo soh vi em grandes (mesmo) matronas com pinta de americanas, dessas que gostam da Europa pelo seu ambiente mais "liberal", mas foi soh. Depois acabei descobrindo que em Barcelona o habito do top-less eh muito mais difundido. Em todo caso, o que eh interessante eh que pra ir embora as pessoas trocam de roupa ali na praia mesmo, daih tem uns que ficam meio pelados, uns que soh poem uma toalinha por cima e era isso. Sem frescura.






0 Comments:

Post a Comment

<< Home