Friday, October 20, 2006

Montjuic, Praia e Port Olimpic

Montjuic eh o nome da colina que fica num dos lados da baia de Barcelona. Alem de ser guarnecida por um forte, com seus canhoes apontados para a baia, Aqui eh a principal area verde da cidade, com ateh (vejam soh...) alguns gramadinhos que permitem um piquenique. Bom, antes de falar mais do Montjuic, voces devem estar notando sobre os nomes que eu ponho em catalao, que na verdade dah pra ler, assim meia boca, tipo italiano. Mas o que eh engracado no catalao eh que eles falam meio que aos tropecoes, tipo o portugues lusitano, mas mesmo assim, se tu escutas alguem falando em catalao, soa extremamente familiar, mas daih tu paras pra prestar atencao e percebes que nao dah pra entender nada!! Muito divertido. Voltando ao Montjuic, eh auqi que fica o estadio olimpico contruido para as olipiadas de 92, que pelo que parece deu uma boa revitalizada na cidade, especialmente na zona do porto. Aqui tambem fica a Fundacio Joan Miro, que nos, como bons dois boca-abartas deixamos pra ir no domingo de tarde, o que pode parecer uma escolha razoavel, nao? POis eh, nos esquecemos da nossa mah experiencia no reina Sofia em Madrid: museus espanhois nao abrem no domingo a tarde... soh deu pra fotografar o "Personaje" da entrada. Caminhando um pouco mais por lah, chegamos ateh o lindissimo predio do museu de artes da catalunha (obviamente fechado), cuja baixada termina na Placa de Espanya, proximo a plaza de toros, numa rotula emoldurada por duas torres Venezianas uma fonte.


De lah fomos bater ponto na Paria, como fizemos em todos os finais de tarde. A praia fica na frente da Vila Olimpica, escoltada por dois grandes edificios e uma escultura modernosa (ora se nao...) lembrando um peixe. O que tb eh interessante eh que a praia ajuda a criar aquela polaridade Madrid-Barcelona. A area eh perfeita pra uma caminhada a tardinha ou a noite, cheia de bares e restaurantes. Foi aqui que comemos uma Paella de Arroz negro que olha... um espetaculo. Acho que de todas as comidas das viagens foi a melhor. Perfeita, nao muito cara, com uma boa Cava pra acompanhar. Eh, nao dah pra reclamar. Como falei, no post de Veneza, a praia aqui eh um pouco diferente das do Lido, sem tanto aquela historia dos "loteamentos", e com um ar mais moderno, esportivo e jovial. A cara de Barcelona.





0 Comments:

Post a Comment

<< Home