Ai, ai, Sharapova...
Uma das grandes vantagens de se estar por aqui eh que tem sempre alguma coisa acontecendo num lugar relativamente perto. Como eu gosto de tenis, jah tinha mais ou menos em mente tentar achar algum torneio bom pra ver. Afinal, seria uma oportunidade unica pra ver os melhores atletas do mundo em acao nesse esporte. Qual nao foi minha surpresa ao entrar na internet numa segunda-feira e ver uma pequena nota, algo como: "Hingis estreia terca-feira no aberto de Zurique". Que??? Entao em Zurique, a 1h30min de trem de onde eu estou estava tendo um torneio? E a Martina Higins estava jogando? Putz, sinceramente, a Martina eh uma das jogadoras (talvez seja A jogadora) mais tecnicas que eu jah vi, e seria maravilhoso ve-la ao vivo. Fora que ela eh uma gracinha, com seu jeito arrogante e enjoadinho. Mas pensei - putz, gastar uma grana pra ir ateh lah, mais ingresso, pra ver uns joguinhos meia-boca... Afinal, de repente a Martina tah jogando lah soh porque ela eh suica, estah ainda voltando ao circuito profissional e aproveitou um torneio "menor" pra ganhar confianca, deve ser isso. E assim, meio desinteressado, meio desesperancoso, entrei na pagina do torneio pra ver quam estava lah. Nao estava acreditando no que eu lia. O torneio era um dos "Sony Ericsson Open", equivalente aos Master Series do masculino, ou seja, soh menores que um Grand Slam. Nove das 15 melhores tenistas do mundo da atualidade estavam disputando o torneio, incluindo Maria Sharapova. Pensar que eu teria a oprtunidade de ver a Sharapova ao vivo foi um apelo irresistivel. Acabei comprando um ingresso pra sabado, quando entao veria as semi-finais. Se passassem as favoritas seriam Mauresmo (1 do ranking) x Kuznetsova (4) e Sharapova (3) x Dementieva (7), e ainda com a possibiidade de ver a Hingis (que joga muito e eh uma gracinha) ou ateh a Hantuchova (que joga bem e tambem eh uma gracinha). Vamos combinar que ser uma gracinha conta varios pontos. Assim, na minha mente doentia, as semi-finais ideias seriam: Hantuchova x Hingis e Sharapova x qualquer-uma. Soh me esqueci de combinar com as jogadoras...
Dificil isso de comprar um ingreso pra ver nao-sei-que jogo. Tipo, ok, eram as semi-finais, mas quem estaria nelas? Entao soh me restou torcer durante a semana, acompanhando os jogos on-line. Soh um parentese, realmente nao consigo entender como se vivia sem internet, embora nao sentisse a menor falta ateh algum tempo atras. Pra cada vitoria da Shasha ou da Martininha eu dava um suspiro de alivio. Ateh que veio a sexta-feira. A Mauresmo sentiu uma lesao e teve que abandonar contra a Hantuchova (que passarei a chamar de Danizinha). Shasha passou facil pelo seu jogo e teria como a adversaria no sabado uma servia que nunca lembro o nome (Sebrotnik?). Soh faltava Martininha ganhar seu jogo. Porem... a parada era durissima, contra a Kuznetsova, e num jogo de 3 sets, Martininha acabou caindo fora do torneio. Uma pena.
Depois dessa longa introducao (eu a minha mania de enrolar as historias), vamos ao que interessa. Fui pra Zurique, maior cidade da Suica no sabado de manha. Meu plano era ir cedo pra caminhar um pouco pelo centro durante a manha, jah que nao conhecia a cidade, e ir para o ginasio mais perto do horario dos jogos, as 13:30. Furou. Obviamente dormi demais, acordei "tarde", e soh consegui pegar o trem das 9h30, chegando em Zurique quase as 11h. Como nao sabia direito de o ginasio era longe, resolvi ir direto pra lah, o que esta entre as mais sabias decisoes que jah tomei na vida, embora o ginasio nao fosse longe...
Peguei meu ingresso, e, mesmo ainda cedo, resolvi entrar no ginasio pra sentir o clima. Muito interessante. Estandes de roupas esportivas e raquetes, claro, mais de todos os outros patrocinadores do torneio. Um "lounge" muito bacana e confortavel, onde os barzinhos de "fast-food" serviam ateh tacas de champagne, e nao, nem era tao caro assim. Pra muitas coisas aqui na Europa se adota uma postura "frescura-blase", uma frescura sem afetacao. Particularmente acho otimo. Circulei no lounge, olhei as raquetes, me deu aquela vontade de "quando eu voltar pra POA vou voltar a jogar tenis" (parentese: tantas coisas jah me deram essa vontade que teria que me xerocar em varios pra poder fazer tudo. Em POA vamos ver o que vinga a valer), comi um sanduiche, e assim, meio sem saber o que fazer resolvi entrar na quadra, sentar no meu cantinho, de repente ler um pouco o livro que comprei por 5 francos e esperar pacientemente por Shasha. Mais uma sabia decisao. Entrei, achei meu lugar, que como comprei um ingresso dos mais baratos era laaaaaaaahhhh em cima, mas com uma visao excelente da quadra, quase no angulo que a TV mostra os jogos. Sentei, olhei pra quadra e vi. Duas tenistas aquecendo informalmente, com seus treinadores, e uma delas... Ai, Shasha... Quase irreconhecivel, sem glamour, sem brinquinhos e em uma calca de abrigo. Tirei a maquina fotografica, dei o maior zoom possao maximo, mas ainda noa tava bom. Como enfim, poderia ser uma oportunidade unica, resolvi descer um nivel de cadeiras, e perguntei pro cara que indicava os assentos se eu poderia chegar mais perto pra tirar fotos, esperando ouvir um germanico e sorridente "infelizmente nao". A resposta foi "Claro, mas sem flash". Em parte, nao poder usar o flash atrapalhou bastante, pq a maquina aumenta o tempo de exposicao, e como elas quase nao param de se mexer, a foto tende a ficar tremida. Shasha logo terminou o seu treino e foi alongar ali pertinho, a uns 10, 15 metros de onde eu estava. Sim, meninas. Ela eh tudo isso e mais um pouco. Sinceramente, eu soh achava que ela era "maior". Tipo, ela tem os ombros meio largos, culpa do esporte, mas ao vivo nao parece tanto. Bem dizem que a TV "engorda". Entao ela saiu, ateh dava pra chegar mais perto, mas soh tinha criancas ali, e se eu me aproximasse, vai saber, poderiam achar que eu era algum maniaco, me prenderiam, me torturariam, e depois de me extraditar proibiriam-me de entrar em qualquer evento de tenis novamente. Alem disso, putz, eu ia chegar perto e ia fazer o que??? Ficar com cara de bobo, soh. Simpaticamente, Shasha autografou algumas bolinhas que as criancas tinham (sim, pensei nessa hipotese, mas aih sim eh que eu seria preso. Voces e suas mentes poluidas!) e saiu. Ela nao eh um amor? Daih chegou pra aquecer a Danizinha. Uma gracinha, como eu havia dito (sugiro um Google Images pra quem nao as conhece), mas muuuuuuuuito magrinha pro meu gosto, com suas perninhas que parecem um 11.






Depois do aquecimento, fiquei pensando no seguinte, comparando o aquecimento e o jogo, a Sharapova foi a unica daquelas tenistas que se "transforma" entre um momento e outro, parece que baixa um santo, como se a jogadora Sharapova fosse um personagem criado pela Sharapova de verdade. Tanto pelo seu desglamour (as outras tenistas aqueceram e jogaram com toupas bem parecidas), quanto pela sua atitude. Ela aqueceu todo o tempo sem emitir um unico som, e no jogo, bom, ela eh famosa no circuito por seus "gemidinhos" que chegam a incomodar os jogadores das quadras vizinhas algumas vezes. Alias, um alivio foi descobrir que os gemidinhos da Shasha nao sao (ou nao foram) tao altos assim. Shasha, com seu uniformezinho cor-de-rosa que a faz parecer uma bailarina, ganhou o 1o set com alguma dificuldade (quebrou a outra no 9 game e quase se complicou quando perdeu seu saque no game seguinte), depois entrou mais no jogo no set seguinte, fechando a partida com alguma tranquilidade. Ha quem diga que o tenis da Sharapova eh feio (o esporte, nao o calcado, soh pra ficar claro). Concordo em parte. Sim, eh verdade que ela nao tem muita variacao de jogo, mas em compensacao ela eh muito eficiente nos foguetes do fundo da quadra que sao sua especialidade. A naturalidade dos movimentos e a facilidade dela(s) durante os golpes eh realmente chocante. Jah Danizinha foi uma surpresa. Eu achava que a Kuznetsova ia acabar com ela. Que nada! Com uma boa variacao de jogo e uma aceleracao de braco impressionante, ela nao deu nenhuma chance pra Kuznetsova e ganhou em 2 sets relativamente tranquilos. Ainda em pro da Shasha vem algo que soh descobri depois ao olhar as fotos. O seu movimento de saque eh muito mais bonito do que o de Danizinha, por exemplo, fora que o "efeito bailarina" da sainha rosa dah uma ajuda. Encerrado a segunda semi-final de simples resolvi voltar pra Berna, pra nao chegar muito tarde aqui, jah que no dia seguinte eu correria a meia-maratona de Lausanne. Saih do ginasio ainda mais bobo do que entrei. Eh gurias, homem eh uma raca triste, mesmo.






Ah, algums observacoes finais:
1 - tenho alguns videos do jogo da Shasha, basicamente pra capturar o meigo sonzinho que ela produz quando joga. Tenho o ponto final do 1 set (um ace sem-graca), o ponto final do jogo (melhorzinho), e um ponto muito bem disputado que acho que eh o que ficou melhor. Como tem 7Mb, os interessados me pecam que daih eu mando pro e-mail de voces.
2 - Shasha ganhou o torneio, num jogo em 3 sets que parece ter sido muito bonito (trocadilho-bobo-cliche prum jogo Shasha x Danizinha, mas nao resisti), parciais de 6-1, 4-6 e 6-3.
3 - Pra mostrar como eu realmente gosto de tenis e nao fui a Zurich soh pela Shasha, no comeco de novembro vou a Paris, passar o final de semana. Daih no sabado vou assistir a semi-final do Master-Series de tenis masculino. Se prevalecer a logica (e eu espero que sim!), vou poder ver ao vivo "der Konig" Roger Federer em acao. Torcam por ele pelo menos ateh sabado.

3 Comments:
Não fale assim da Dani, seu insolente!!!!!! Melhor, não fale sobre ela!!!!! Estou nervoso... hehehe a gente é tudo idiota mesmo..
Oi Nelson...
Não entendo nada de Tênis, mas seria um perigo com a bolinha... Risos.
Cansei só de imaginar o jogo... Haja fôlego.
Mas... Com a tua empolgação deu até vontade de assistir.
Beijos
Denise
Ai, ai, FERNANDEUS!!! (ops, Fernandão...), bahh Nelson, aquela Sharapova acordando deve ser tri normal, mas eu a Daisy jantamos do lado do Capitão América!!! Ai ai...aquela cara de tarado dele me mata! heheheheheeh, viu como nos vingamos de maneira bem nivelada??? Dá-lhe Inter!!!
Post a Comment
<< Home