Os dialetos da linguagem universal
Berna eh a cidade dos "Young Boys", um time auri-negro fundado em 1898. Acompanhando nos jornais, descobri que o YB estava em terceiro na liga, que tem 10 times na 1a divisao. Ha algumas semanas atras eh que me dei conta que a 33 rodada acabara de se completar. Conta basica, se sao 10 times, sao 9 jogos por turno, e como todos os campeonatos na Europa estao terminando, tudo me levava a crer que o campeonato suico tinha 4 turnos, totalizando 36 rodadas. Como eu cumpro a penosissima tarefa de viajar em media a cada dois finais de semana, nao podia me amarrar muito senao o campeonato terminaria! Na 34a rodada o YB jogava fora, contra o Yverdon, e na penultima rodada, numa quarta-feira as 20:45, vi que o YB jogava em casa contra o Basel.
Foi muita sorte. Na 35a rodada, a situacao do campeonato estava assim: Basel em primeiro, 3 pontos a frente do FC Zurich. O YB, terceiro, estava 1 ponto a frente do Grasshopper, e tanto Grasshopper quanto Zurich jah tinahm participado da 35a rodada. Como aqui na suica o 3o colocado na liga garante vaga na copa da UEFA, isso significava que eu poderia ver o jogo entre 2 dos 3 melhores times da Suica sendo que o YB precisava ganhar pra garantir a vaga na copa da UEFA e o Basel precisava de um empate pra ser campeao. Jogo valendo mesmo.
Como existem coisas que soh a Suica faz por voce, na quarta de manha, decidido a assistir o jogo, olhei na internet qual o onibus que ia ateh o estadio e os horarios, e com o unico temor de nao conseguir mais ingressos, fui para o estadio +- 30 minutos antes do jogo. Onibus lotado de torcedores suissamente bem comportados, todos bebendo muuuito. Eh incrivel como aqui a galera bebe no estadio e a caminho, acho que muito mais do que no Brasil. Bom, cheguei ao estadio, e claro, num jogo decisivo e num pais pequeno, um monte de torcedores do Basel tambem estavam lah, mas sem grandes provocacoes. Comprei por 30 francos um ingresso no lugar mais barato do estadio com a torcida do YB (obvio), o que significava um canto no anel superior. Apos a revista, que o cara soh pediu para eu abrir a mochila e jogou fora a minha companheira garrafinha de gatorate cheia d'agua, entrei no estadio e fui procurar o meu lugar. O estadio, nao muito cheio, acabou enchendo rapido e teve uma lotacao boa com excecao do lado "nobre". No total, 25000 pessoas. Nada mal.

O que se viu em campo foi meio estranho. Comeca que eles tem a mania de jogar em linha, tipo FIFA soccer, o que eh de fato esdruxulo. Ninguem faz a sobra na zaga, e o meio-campo fica um vazio soh. Nao eh a toa que a bola mal para no meio, passando rapidamente (mesmo com bolas rateiras) da defesa para o ataque. Putz, ateh na Casa de Portugal eh sabido e notorio que o time que domina o meio-campo tende a ganhar o jogo! Contra times que jogam assim, eh soh achar um jeito de passar em velocidade pelas linhas e deu. Viram o a final da Copa dos Campeoes quarta? Pensei seriamente em largar o doutorado e virar tecnico de futebol aqui.

Pelo menos o lado bom do linharedo eh que o jogo fica super rapido e movimentado, independentemente da tosquice dos atletas. Somado a isso, uma arbitragem que soh marca falta quando parece que alguem morreu tb ajuda. Nao eh aquele para-recomeca com dezenas faltinhas cavadas que a gente ve no futebol sul-americano. Antes que eu esqueca, outra bizarrice eh uma propaganda que entra a todo volume nos teloes na metade do 1o e 2o tempos. Bah, uma coisa totalmente canhestra. Um som nada a ver que vem de repente em volume ensurdecedor, mas pelo menos como eh rapidinho o cara esquece logo.

Voltando ao jogo, o YB deu um show. 4x2 e a vaga na copa da UEFA garantida. O prinipal heroi da campanha, um suico de nome nao muito suico, Hakan Yakin, foi ovacionado apos o jogo, mas alguns dias depois nao foi chamado pra selecao, para tristeza dos Bernenses. Parece que ele eh meio estrelinha e andou tendo uns problemas disciplinares no ano passado quando tava fora do pais. Outra coisa legal eh que as musiquinhas sao bem faceis, e tirando as de letra muito elaboradas ateh consegui cantar um pouquinho junto (o o o, e e e, e "Hopp Young Boys!" jah fazem parte do meu vocabulario!!). No final, a volta foi relativamente tranquila, sob a atenta supervisao de algumas dezenas de policiais que pareciam prontos para a guerra. Alguns torcedores do Basel ateh estavam no mesmo onibus que peguei para o centro.
Ah sim, na ultima rodada, em casa, o Basel coneseguiu perder para o Zurich por 2x1 e acabou perdendo o titulo para o proprio Zurich. A torcida invadiu, deu pancadaria com a policia e tudo mais. Como tambem jah tinha dado rolo na repescagem das eliminatorias da copa nos jogos contra a Turquia, e como a proxima eurocopa vai ser aqui, os "pensadores" do futebol estao realmente preocupados. Parece que vao tentar restringir a venda de bebida alcoolica e fazer algum controle biometrico obrigatorio na entrada, pra identificar os "proibidos" de entrar no estadio. Acho que eh mais ou menos como a Inglaterra fez pra fastar os Holligans, mas nao tenho certeza.
Agora eh esperar pela Copa.






















Depois disso, fomos caminhar um pouco na cidade antiga. Almocamos num cafe de calcada com um monte de passarinhos fazendo a corte para as passarinhas (ah, a primavera...), caminhamos um pouco pelas ruas do centro e chagamos na praca dos reformadores, que eu tambem nao conhecia, que como voces podem imaginar eh uma homenagem aos protestantes, especialmente o Calvino (o segundo da esquerda para a direita), que converteu a maior parte da populacao por aquelas bandas e que organizou alguma resistencia militar ao assedio dos reinos catolicos da Borgonha. Na praca, aquela coisa bem europeia, um bando de gente lagarteando na grama, o que deixou a Daisy bastante tentada a deitr na grama e "fechar os olhinhos soh uns minutinhos". Saindo de lah fomos passear na beira do lago, ateh a hora de ir para Nyon. 




Tambem tem uma foto da praca da Ile de la Cite na frente da entrada da Sainte Chapelle. Alias, acabamos almocando nesse restaurante que aparece aoh na esquininha. Alem de uma foto do Hotel de Ville e de uma igraja cujo nome nao lembro (terrivel essa, neh?).


