Thursday, December 14, 2006

Comidas de outono

Sim, eu sou um glutao. De varias pessoas aqui jah ouvi "puxa, tu estas sempre comendo!!" ou "puxa! como tu comes doce!" ou ainda "puxa! como tu comes!". Eu acho que eles eh que comem pouco, mas sim, adoro comer e cozinhar. Fora que antropologicamente falando, eh uma boa forma de conhecer a cultura do outro lugar, desde que isso nao inclua nenhum grande sacrificio, obvio.

No outono, comeca aqui a estacao de varias coisas. Nao sei se jah falei em outro post, mas eles vivem muito com a ideia "das estacoes". Existe uma estacao para a neve, outra para o sol, e assim por diante. Se fizer um dia quente agora, eles vao continuar a sair de casa com roupas de frio porque, enfim, eh a estacao do frio. Embora no extremo essa divisao do mundo em periodos imisciveis seja meio bitolante mesmo, bem dosada faz com que a gente realmente tente tirar maximo proveito das coisas possiveis, o que sempre eh uma boa politca.

Como jah tinha falado no post da meia-maratona (eu acho), o outona trouxe uma nova paleta de cores que jah foi embora agora que jah eh quase inverno. Tons infinitos entre o verde e e o marrom, passando pelo amarelo e o vermelho.



Uma das 1as coisas que eu queria comer aqui no outono era cervo (vamos usar o termo cervo devida a confusao desnecessaria que o termo veado poderia trazer). Comprei no super um par de costeles e fiz com um molho de framboesas e pure de batata. Aqui estah a versao 1 do prato. Uma certa decepcao foi descobrir que o cervo eh importado da Nova-Zelandia... Na versao 2, resolvi trocar o pure por castanhas portuguesas, que aqui eles chamam de "marronis" e que tb podem ser comidas em calda, caramelizadas. Tb nao tinha mais costeleta no super e troquei por um filet. Devo admitir que a carne na versao 1 ficou melhor, assim como o molho, que consegui fazer com framboesas frescas. Na versao 2 tive que usar congelada e nao ficou tao bom. Apesar disso, um vizinho meu que experimentou a versao 2 me perguntou se eu nao queria casar com ele. Acho, e espero, que ele estava brincando...

Ah sim. Depois acabei achando a formula perfeita pro pure, combinando um pure de batata com cebolinhas e marronis picados. Sobre os cervos, ambos os pratos eu fiz com o "Cervo grande", o "Hirchen" em alemao, que eh o Cervus elaphus (biologo eh foda...). Tb tem um outro menorzinho que eles comem por aqui, normalmente importado da Polonia, que eh o "Reh", em alemao, e eh o Capreolus capreolus, mas que nao achei tao bom.



Outra coisa que nao dah pra sair daqui sem comer sao os "vermicellis", basicamente uma pasta de marroni com acucar, que eles passam por um necocio de fazer espaguetti pra obter um "macarrao de castanhas", que eles acompanham com chantilly e cereja em calda. O sorvete foi sugestao da Sabine, minha consultora para assuntos gastronomicos desde o dia em que eu vi na feira um rubarbo lindo que eu tive que comprar embora nao soubesse como se comia aquilo, e a hortela foi soh pra fazer uma frescura estetica. A Sabine achou "Estiloso, mas nao muito tipico". Como um brasileiro fazendo marronis tambem nao eh nada tipico, fico com a parte elogiosa do comentario, hehe.



Os biscoitos de outono sao outro capitulo a parte. Uma delicia, a maioria com bastante amendoa. O meu podio fica com esses paezinhos de mel cobertos de chocolate e rechados com geleia (o com geleia de damasco eh muuuuuuuuuito bom), os laeckerli, que sao aqueles quadradinhos meiores cobertos com acucar, que eh um biscoitinho meio mole feito com amendoas, e aqules cubinhos recheados com creme, que eh tipo um laeckerli sem amendoas, mas com um creminho de limao que fica supimpa.

Pra encerrar o post. A melhor descoberta gastronomica que eu fiz aqui. Voces nao tem nocao da saudade que eu vou sentir desse negocio. To ateh pensando em virar importador desse bagulho pro Brasil. Com voces, um Appenzeller Baerli-Biber. Imaginem um pao de mel macio, bem macio, nao muito doce, e rechado com marzipan. Eh isso, mas eh muito melhor do que dah pra imaginar. Seguidamente tah em promocao no super, o que o converte na minha opcao favorita pra um dos lanches da tarde.



No pais do toblerone nao dava pra ficar sem comer.

4 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Mas bem que tu podias trazer uns biscoitinhos desses prá gente; de Natal, quem sabe?
Não pude deixar de fazer o comentário, fiquei babando, adoro pão de mel. Imagina este!

10:46 AM  
Anonymous Anonymous said...

Pois é! Concordo plenamente com a tua mãe: tu tens que trazer uns biscoitinhos desses para nós. Ah...e vê se não esquece a caneca que te dei com tanto amor e que aparece nas tuas fotos.
Só mais dois comentários:
1) Livros e dados são lugares para colocar biscoitinhos de chocolate em cima???
2) Por que não tem foto do fondue?
Bom, mais um comentário:
Nem preciso dizer que estou com bastante saudades dos teus dotes culinários! Ninguém mais cozinha para mim.

1:57 PM  
Anonymous Anonymous said...

This comment has been removed by a blog administrator.

8:44 AM  
Anonymous Anonymous said...

Cara, adorei a parte dos biscoitos, realmente parecem ótimos! Fico pensando no meu chá com biscoito de água e sal ¬¬ ...
E a carne de cervo, é boa mesmo?
Pra ser sincero, não gostei da apresentação, mas a descrição foi ótima!!!

Caio César
Paraty - RJ

1:24 PM  

Post a Comment

<< Home