Samoens
Saimos de Friburgo na sexta-feira de tardezinha e descobri que na parte francesa da suica tem engarrafamento. No minimo surpreendente, pra uma cidade de menos de 100 mil habitantes. Fora que o movimento nas estradas eh enorme. Ok, sexta-feira, de tardezinha, todo mundo indo pra algum lugar nas montanhas, um clima quase de free-way* em final de semana de verao. Parece que na parte francesa o pessoal adora carros e nao gosta de viajar de trem, e que na Franca morre um catatau de gente todo o ano por causa de acidentes nas estradas. Na suica dizem que nao eh tao grave, talvez soh porque tenha menos gente.
Chegamos lah de noite, e depois que os filhos do Excoffier foram dormir eu, ele e a Juliette ficamos conversaondo um pouco, bebericando uma Vodka feita com uma ervinha que os bisoes comem, e que pelo menos em mim nao deu barato.
No dia seguinte fomos ateh a cidade, primeiro ao supermercado comprar as provisoes para o final de semana, e depois pra caminhar um pouco pelo centro, jah que o Excoffier estava atras de uma bota de andar na Neve. Este eh o chale do Excoffier (prestem atencao no nome do chale...), e a vista sem graca que ele tem. Isso que estava um tempinho meio michuruca, um nublado que nunca se resolveu, mas ok, recitemos o mantra europeu "se nao esta chovendo, esta otimo". Samoens fica naquele vale, perto de um rio, onde fomos correr num final de manha.





Impressionante como eu ouvi ingles no supermercado. O Excoffier me falou que estah havendo uma verdadeira invasao dos ingleses nessa area, jah que as casas sao relativamente baratas, e agora com esses voos baratos, nao apenas sao aposentados que resolvem fugir do pavoroso clima da ilha, mas familias mais jovens, onde as vezes um segue trabahando na inglaterra e viaja todo o final de semana pra Franca. Parece que ateh em Samoens, que eh um micro-cidadezinha jah existem escolas que lecionam em ingles.
Como sempre, isso traz algum choque cultural. Os donos dessa fazenda da proxima foto, por exemplo, sao um casal de velhinhos franceses. Tipicos camponeses franceses. O velhinho ateh de boina estava, e o filho tinha um bigode a la Jose Bove. Paramos um dia pra conversar com eles e eles muito alegremente nos mostraram as vaquinhas que tinham nascido nos ultimos dias, mas reclaramaram um pouco da nova vizinhanca que nao ou nem fala frances ou que nao para pra conversar e saber se eles tem ovos, leite, ou frango pra vender.
No outro dia, aproveitamos pra dar uma caminhada pela regiao antes do almoco, curtir o indescritivel colorido do outono, com o qual eu nao consigo parar de me surpreender. Com ateh um pouquinho de sol no domingo ao meio dia, almocamos na "varanda" do chale, curtindo mais um pouco da vista e dum solzinho bem minguado antes de voltar pra Suica.





*free-way. s.f. Nome em gauches do trecho da BR-290 que liga Porto Alegre ao litoral. Nota dedicada aos leitores nao gauchos do Blog.

1 Comments:
cara, o excoffy é um nerd computero!!! Eu li certo? Yoda? Outra coisa, os franceses devem ter pensamentos fascistas quanto aos ingleses que frequentam a cidadela, tipo aqueles pensamentos frequentes que você tem, hehehehe
Post a Comment
<< Home