Um Fondue de verdade
Depois de alguma discussao, para padroes suicos acalorada, entre franco e teuto-suicos sobre os tipos diferentes de fondue que deveriam ser feitos no dia, chegaram a conclusao de que 3 tipos estava bom, desde que nao tivesse nada muito exotico. Mais ou menos como no churrasco existem as correntes mais conservadores a meis tradicionalistas. Como aqui na suica cada vale tem seu proprio queijo, a composicao do fondue varia enormemente, e pode ser 100% Gruyere, 100% Appenzeller, Gruyere+Emmenthal, Gruyere+Vacherin, Gruyere+Appenzeller, Gruyere+Vacherin+Emmenthal, Gruyere+Vacherin+Appenzeller em proporcoes variaveis, e imagino que outras combinacoes menos comuns talbem sejam permitidas. Ha tb quem ponha cebolinhas em conserva ou tomates cereja frescon no Fondue, propostas que causaram um nariz torcido de nojo e sacrilegio em alguns dos meus colegas. Os tipos escolhidos para o nosos fondue foram 1 Moite-moite (Gruyere-Vacherin 50%-50%), um Fondue mais "Bernes", com Gruyere e Emmenthal (nao sei a proporcao) e o Moite-moite com as cebolinhas, a serem comidos com batatinhas novas, pao e, pra supresa minha e do pessoal da parte francesa, salami...
Um parentese. Aqui no super, tem um "fondue pronto de microondas" que eh muito bom e bem baratinho, e eles vendem tanto um moite-moite, quanto um classico que mistura Gruyere, Vacherin e Appenzeller. Ambos sao bem bons, embora eu prefira o moite-moite. Pra mim uma dasmelhores coisas de comer com fondue eh cogumelo fresco, dos castanhos, e quanto menorzinhos melhor. Soh lavar bem, e separar o chapeu do cabinho. Eu nao consigo entender como eh que em NENHUM lugar eu vi pessoas comendo fondue com cogumelo. Sei lah, deve ser algum tabu cultural do qual nao estou ciente, porque eh muito bom.
Causou certa decepcao nos meus colegas saberem que eu jah tinha comido fondue, e que inclusive eh uma "comida de inverno" tambem em alguns lugares do outro lado do Atlantico, mas pra nao deixa-los muito desanimados eu sempre dizia que "mas nao com o queijo certo", o que de fato faz uma enorme diferenca. Desfrutando da condicaod e brasileiro, fui escalado pra fazer caipirinhas. Nao falei pra ninguem que, embora um apreciador do drink nacional, aquelas seriam as qas caipirinhas que eu fazia. Em alguns momentos, pose eh tudo.
Em relacao a caipirinha, outra coisa interessante eh que eles nao acreditam que no Brasil se faz caipirinha com acucar branco de cana - coisa que pra eles existe tanto quanto cabeca de bacalhau. Ateh disse que achava que pro gosto era melhor fazer com acucar branco de beterraba, que soh eh menos doce que o de cana, do que com acucar mascavo, que tem um gosto mais forte. E que, claro, se algo desse errado na caipirinha a culpa era do acucar.
Saimos todos aqui do lab e pegamos o trem pra casa do Excoffier em Fribourg. No dia do amistoso Brasil x Suica. Ah sim, eles ainda nao entendem que eu nao torca pra Selecao Brasileira... e olha que isso eu venho explicando desde alguns meses antes da copa, mas nao tem jeito. Assim que cegamos, eu e o Gerald, meu assistemnte alemao para confeccao de caipirinhas, assumimos o trabalho. Com muita conviccao, expliquei a tecnica do Felipe de tirar toda a casca do limao pra minimzar o amargor. Pronto, depois dessa eplicacao e depois da dissertacao sobre "os efeitos dos tipos de acucares sobre a tipicidade da caipirinha alem-mar", eu havia recebido o titulo de Doutor honoris-causa em capirinha. Com alguma tentativa e erro, fiz e grandes canecas que acho que ficaram bastante razoaveis. Mas aquela historia... o cara faz, experimenta, muda, experimenta... eu nao garanto muito a qualidade da ultima que eu fiz.
O fondue estava otimo, e o tal com cebolinhas eh bem interessante. O jogo nao vi muito, perdi ateh o 2o gol do Brasil que foi aquela lambanca que o goleiro da Suica fez, mas parece que foi bem fraquinho. Uma coisa que aprendi (esses suicos nao sao bobos) eh que o 1o a perder alguma coisa na panela de fondue tem que pagar uma prenda, ou se for menina dar um beijo em algum dos rapazes. Eu, ingenuamente, soh cnhecia a versao do paga a conta ou paga a prenda... No dia seguinte, depois da montueira de queijo, e vinho, e caipirinha, estava todo o laboratorio com aquela cara meio de ressaca. Abaixo, a maioria dos meus colegas de lab:
Suzanne (a tecnica do lab), Barbara (graduacao) e Speedy (PhD) . O Speedy tem um hobby muito interessante que eh ir pro Alaska tirar fotos de Urso pardo, embora o doutorado dele seja com peixes. Ele tam um site com fotos espetaculares. O link eh www.kodiak.ch depois entrem lah e deem uma olhadinha.
Excoffier (the big boss), Martin (PhD) e Nicolas (o pos-Doc que trabalha comigo - eu trabalho com ele, na verdade) 
Gerald (Pos-Doc, com especializacao em fazer caipirinhas tirando a pele do limao) e Excoffier
Fabian (graduacao) 
Isabelle (na pia; PhD), Phaentu (PhD) - e o Andreas (graduacao) perto da janela... 
Andreas, Sonja (graduacao, praticante de capoeira e fala um portugues bastante razoavel com sotaque baiano, embora tenha passado 6 meses no Parana 3 na Bahia), e Raphael (graduacao) 
Speedy, Sabine (PhD), Sonja e Isabelle. 

0 Comments:
Post a Comment
<< Home