Friday, October 27, 2006

Meia-maratona de Lausanne

Continuando o meu final de semana esportivo, no domingo fui a Lausanne correr a meia-maratona. Eu jah tinha vindo aqui pra Europa tentando achar alguma corrida legal pra fazer, mas em marco e abril nao estava conseguindo treinar, e depois nao tinha encontrado nada interessante aqui perto. Foi quando vi um cartaz lah perto de casa: "Lausanne Marathon". Humm... uma maratona seria um exagero. Ateh acho que seria possivel completar, mas depois da minha estreia sem traumas na maratona de POA ano passado, que mesmo sem traumas me deixou todo doido na segunda-feira, me convenci que a maratona eh um esforco que vale soh quando o cara estah realmente praparado pra ela. Serah que eles nao teriam uma meia-maratona tb? Entrei na pagina e, voila, sim, haveria uma meia-maratona. Distancia confortavel pra correr, tinha certeza de que ia completar a prova, nunca tinha corrido uma meia, o que quer dizer que nao tinha nenhum tempo pra bater, soh ir lah e correr. Ainda olhei o circuito na pagina. Quase todo o percurso seria a beira do lago leman, o mesmo que banha genebra, no sope das colinas de vinhedos do Vaud. Perfeito - se o tempo colaborasse.

A semana entao foi de torcidas: 1- que a Sharapova jogasse sabado em Zurique e 2- que domingo fizesse um dia bonito. O sabado fora um espetaculo, e o domingo? Sabado de noite, ainda Sharapoveado, jantei uma massa, como manda o manual do bom corredor, e no domingo olhei pela janela e vi um lindo ceu azul. Se o tempo estah bom em Berna, a chance de ele continuar bom parto do lago eh bem grande, o que se confrmou. Pra variar, dormi demais e cheguei em Lausanne depois da largada da maratona principal (as 10h). Peguei meu "kit", dei uma volta perto do ponto de chegada das provas e voltei para a estacao central pegar o trem para "La Tour de Peilz", o vilarejo onde seria a largada da meia-maratona.



Um monte de gente no trem, um monte de turistas, especialmente britanicos, e no meio de tanta gente, mesmo entre tanta gente, fiquei pensando como a corrida eh um esporte solitario. Dah pra treinar junto, correr junto, tudo bem, mas soh o proprio corredor sabe o que sente em cada treino, soh ele cria as suas expectativas, soh ele sabe o que sentiu durante a prova e quase sempre se corre apenas para baixar o seu proprio tempo. E mesmo assim, uma das melhores partes das corridas eh justamente essa bagunca de antes da corrida, a cansaco coletivo na chegada, os aplausos e gritos de incentivo de quem nunca te viu na vida te incentivando a fazer o melhor e nao desistir. Que esporte estranho! Corredores sao todos meio birutas. Ou nao?

Depois de descer na cidadezinha, fui pro vestiario colocar a roupa de corrida. Como eu tinha saido de Berna e enfim, poderia estar qualquer tempo em Lausanne, minha mochila tinha oculos escuros, luva, touca, bone, calcao, bermuda termica, camiseta regata, camiseta de manga comprida, fora o abrigo pro "antes e depois"; estava o caos. Tempertatura de uns 13, com sol, resolvi correr soh de calcao, camiseta e oculos. Apropriadamente vetido, vaselina besuntada na junta da perna com a sunga, ultimo lanche devorado 2h antes da prova, tdo ok, fechei minhas coisas, botei no caminha que as levariam de volta a Lausanne e fui caminhar por perto da estrada onde seria a prova. Algumas pessoas que estavam correndo a maratona ainda estavam passando, e nem estavam pensando em formar a linha de largada ainda. Sempre fico impressionado com esse "pelotao de fundo" da maratona, que eh basicamente formado por velhinhos e velhinhas, iniciantes ou outras pessoas que nao sabem se vao conseguir terminar a prova. Sao uns fortes, e sem duvida estao entre os merecedores dos mais entusiasmados aplausos.Aqueci, alonguei, e uns 20 minutos antes das 13h30 fui pra linha de largada, qua ainda tinha pouca gente. Consegui um bom lugar pra largar. Largar no meio da confusao eh foda, e eh muito estresse pra minha cabeca. Quem nunca viu uma largada de sao silvestre e olhando pra massa de corredores pensou "Bah, imagina os que tao lah no meio..." Pois eh, nao queiram estar lah no meio mesmo!




As 13h30, pontualmente, largamos. Na largada, saudacoes das janelas e nas calcadas. Minha expectativa realista de tempo era entre 1h40 e 1h45. Como eu estava mais ou menos treinado, achava que dava pra fazer a prova em 12km/h de media, como fiz a maratona, oq ue daria 1h45, mas como a prova era menor de repente dava pra fazer um pouco mais rapido. Depois da largada, com o lago a frente, tivemos que dobrar a direita na primeira subida da prova... nao estava nos planos mas va lah, pelo menos passamos na frente da torre que dah nome ao vilarejo e passamos novamente pela largada. Marca de 1km, olhei no relogio e tomei um susto. Fiz o 1o km a 15km/h! Velocidade em que corro 5km, mas certamente nao 21, nao ia dar pra manter aquele ritmo. Tentei diminuir, ateh consegui, mas alguns quilometros adiantes eu ainda estava mais rapido do que achava que devia. Olhava o relogio e pensava "isso nao vai dar certo...". Na marca de 5km resolvi nao olhar mais pro relogio. A essa altura eu jah estava totalmente no clima da prova. Uma prova linda, com uma paisagem espetacular. A visao do lago de um lado e dos vinhedos em terracos com seus muros de pedra eh inesquecivel. As igrejas de pedra, o cheiro de levedura das adegas, toda a paleta de cores do outono nos parrerais dificil de explicar. A cada vilarejo onde entravamos algo acontecendo, algum artista local fazendo um som, pessoas assando salsichas e olhando a prova, sorrisos de incentivo. Uma atmosfera otima, que amenisavam as eventuais subidas do percurso. Por subida deixa eu explicar, claro que nao eram ladeiras, tipo, ninguem poe faz um percurso de prova longa fazendo o cara subir a ladeira da Lucas, mas numa prova dessas qualquer misera subidinha de 20 metros parace uma escalada do Everest (na maratona de POA descobri "subidas" que eu jamais havia percebido - voces jah sabiam que logo que se entra na da Ipiranga pra Silva Soh, na frente do McDonalds, tem uma "lomba"? Bom, depois de correr 39km aquilo virou uma lomba).

Dois grandes momentos aconteceram perto do km 15. O primeiro, esportivo, foi quando depois de muito autocontrole olhei pro relogio de novo. 1h04min. Estava "estavel" a 13 alto, quase 14km/h. Possivelmente baixaria dos 1h40 que era minha meta inicial. O segundo, absolutamente snetimental. haviamos entrado num vilarejo, e vi um pequeno bando de criancas na beira da estrada. A cada corredor que passava, elas estendiam os bracos oferecendo a palma da mao, pra que os corredores fossem as cumprimentando em serie. O problema eh que logo depois tinha uma curva pro outro lado, entao onde elas tavam o pessoal jah tava fazendo a tangencia pra fazer a curva. Passaram um, dois, tres, quatro corredores e nada das criancas terem sua vontade atendida. Daih eu pensei: putz, o primeiro colocado jah devia estar quase terminando a prova, deve ter passado por aqui jah ha uns 15 minutos e a criancada ainda tah aqui olhando admirada esse bando de doidos... nao resisti. Desviei alguns metros da tangencia e clap, clap, calp, clap, clap. Cuprimentos atendidos, consegui apenas escutar a felicidade deles e a admirada surpresa dos que estavam a volta, que simpaticamente me retribuiram a gentileza com gritos de Hopp! e Allez! Saih do km 15 com um sorriso de canto de boca, que acho que soh saiu na minha tentativa de sprint. Eh impossivel sorrir durante o sprint. O problema do maldito sprint, no caso, foi o cone de chegada, que era enorme. Devia ter quase 1km aquela bosta. Po, quando o cara entra no cone, pensa "acabou" e desce a lenha. Foi o que eu fiz, mas o fim da prova nao chegava nunca!!! Ateh que ufa, chegou. 1h33min07seg, com 13,55 km/h de media.

Nao podia querer mais. Alguns metros depois da chagada jah vinha uma criatra te enrolar num plastico, outro vinha e te pendurava a medalha, ateh que se chegava nas paradisiacas barraquinhas de isotonico e frutas. Peguei duas garrafinhas, 2 macas, 2 bananas e fui sentar num canto, dar uma alongada, e acompanhar o moimento na praca que havia se transformado numa "praca de alongamento", cheia de corredores estirados ao sol do outono. Otimo. A corrida mais linda que jah fiz, sem duvida. Depois, deu uma passeada ao redor do lago pra acompanhar os ultimos corredores que vinham chegando, e ainda tentei juntar algumas forcas pra dar uma caminhadinha pelo centro de Lausanne, mas como errei o caminho, acabai indo parar numa praca do outro lado do centro historico, e muito cansado pra voltar, resolvi ficar por lah mesmo, curtir um pouco o final da tarde e voltar pra Berna. Feliz da vida.
















PS1: Ah, vejam soh, recebi por e-mail um aviso de que ha um video da chagada de cada corredor! Dah pra baixar de graca, soh requer Windows Media Player 9 ou superior. Soh pra deixar claro, eu chego mais ou menos no segundo 14 do video, e, creiam, estava mais cansado do que parece. O link vai aqui embaixo:http://lausanne06.finisherclip.de/en/?action=detail&startnr=3931

PS2: O 1o colocado chegou com 1h11min26seg. Fiquei em 46/300 na minha categoria e em 253/2318 no geral.

PS3: As fotos da largada e dos corredores com os vinhedos ao fundo foi tirada do site oficial do evento.

Ai, ai, Sharapova...

Esclarecimento inicial: homens sao seres bobos. Sim, eh verdade. Somos eternamente meio infantis e abobalhados, e tudo aquilo que as mulheres vivem reclamando de nos eh em boa parte verdade. Mas fazer o que, neh? Soh nao esperem nada serio deste post...

Uma das grandes vantagens de se estar por aqui eh que tem sempre alguma coisa acontecendo num lugar relativamente perto. Como eu gosto de tenis, jah tinha mais ou menos em mente tentar achar algum torneio bom pra ver. Afinal, seria uma oportunidade unica pra ver os melhores atletas do mundo em acao nesse esporte. Qual nao foi minha surpresa ao entrar na internet numa segunda-feira e ver uma pequena nota, algo como: "Hingis estreia terca-feira no aberto de Zurique". Que??? Entao em Zurique, a 1h30min de trem de onde eu estou estava tendo um torneio? E a Martina Higins estava jogando? Putz, sinceramente, a Martina eh uma das jogadoras (talvez seja A jogadora) mais tecnicas que eu jah vi, e seria maravilhoso ve-la ao vivo. Fora que ela eh uma gracinha, com seu jeito arrogante e enjoadinho. Mas pensei - putz, gastar uma grana pra ir ateh lah, mais ingresso, pra ver uns joguinhos meia-boca... Afinal, de repente a Martina tah jogando lah soh porque ela eh suica, estah ainda voltando ao circuito profissional e aproveitou um torneio "menor" pra ganhar confianca, deve ser isso. E assim, meio desinteressado, meio desesperancoso, entrei na pagina do torneio pra ver quam estava lah. Nao estava acreditando no que eu lia. O torneio era um dos "Sony Ericsson Open", equivalente aos Master Series do masculino, ou seja, soh menores que um Grand Slam. Nove das 15 melhores tenistas do mundo da atualidade estavam disputando o torneio, incluindo Maria Sharapova. Pensar que eu teria a oprtunidade de ver a Sharapova ao vivo foi um apelo irresistivel. Acabei comprando um ingresso pra sabado, quando entao veria as semi-finais. Se passassem as favoritas seriam Mauresmo (1 do ranking) x Kuznetsova (4) e Sharapova (3) x Dementieva (7), e ainda com a possibiidade de ver a Hingis (que joga muito e eh uma gracinha) ou ateh a Hantuchova (que joga bem e tambem eh uma gracinha). Vamos combinar que ser uma gracinha conta varios pontos. Assim, na minha mente doentia, as semi-finais ideias seriam: Hantuchova x Hingis e Sharapova x qualquer-uma. Soh me esqueci de combinar com as jogadoras...
Dificil isso de comprar um ingreso pra ver nao-sei-que jogo. Tipo, ok, eram as semi-finais, mas quem estaria nelas? Entao soh me restou torcer durante a semana, acompanhando os jogos on-line. Soh um parentese, realmente nao consigo entender como se vivia sem internet, embora nao sentisse a menor falta ateh algum tempo atras. Pra cada vitoria da Shasha ou da Martininha eu dava um suspiro de alivio. Ateh que veio a sexta-feira. A Mauresmo sentiu uma lesao e teve que abandonar contra a Hantuchova (que passarei a chamar de Danizinha). Shasha passou facil pelo seu jogo e teria como a adversaria no sabado uma servia que nunca lembro o nome (Sebrotnik?). Soh faltava Martininha ganhar seu jogo. Porem... a parada era durissima, contra a Kuznetsova, e num jogo de 3 sets, Martininha acabou caindo fora do torneio. Uma pena.

Depois dessa longa introducao (eu a minha mania de enrolar as historias), vamos ao que interessa. Fui pra Zurique, maior cidade da Suica no sabado de manha. Meu plano era ir cedo pra caminhar um pouco pelo centro durante a manha, jah que nao conhecia a cidade, e ir para o ginasio mais perto do horario dos jogos, as 13:30. Furou. Obviamente dormi demais, acordei "tarde", e soh consegui pegar o trem das 9h30, chegando em Zurique quase as 11h. Como nao sabia direito de o ginasio era longe, resolvi ir direto pra lah, o que esta entre as mais sabias decisoes que jah tomei na vida, embora o ginasio nao fosse longe...

Peguei meu ingresso, e, mesmo ainda cedo, resolvi entrar no ginasio pra sentir o clima. Muito interessante. Estandes de roupas esportivas e raquetes, claro, mais de todos os outros patrocinadores do torneio. Um "lounge" muito bacana e confortavel, onde os barzinhos de "fast-food" serviam ateh tacas de champagne, e nao, nem era tao caro assim. Pra muitas coisas aqui na Europa se adota uma postura "frescura-blase", uma frescura sem afetacao. Particularmente acho otimo. Circulei no lounge, olhei as raquetes, me deu aquela vontade de "quando eu voltar pra POA vou voltar a jogar tenis" (parentese: tantas coisas jah me deram essa vontade que teria que me xerocar em varios pra poder fazer tudo. Em POA vamos ver o que vinga a valer), comi um sanduiche, e assim, meio sem saber o que fazer resolvi entrar na quadra, sentar no meu cantinho, de repente ler um pouco o livro que comprei por 5 francos e esperar pacientemente por Shasha. Mais uma sabia decisao. Entrei, achei meu lugar, que como comprei um ingresso dos mais baratos era laaaaaaaahhhh em cima, mas com uma visao excelente da quadra, quase no angulo que a TV mostra os jogos. Sentei, olhei pra quadra e vi. Duas tenistas aquecendo informalmente, com seus treinadores, e uma delas... Ai, Shasha... Quase irreconhecivel, sem glamour, sem brinquinhos e em uma calca de abrigo. Tirei a maquina fotografica, dei o maior zoom possao maximo, mas ainda noa tava bom. Como enfim, poderia ser uma oportunidade unica, resolvi descer um nivel de cadeiras, e perguntei pro cara que indicava os assentos se eu poderia chegar mais perto pra tirar fotos, esperando ouvir um germanico e sorridente "infelizmente nao". A resposta foi "Claro, mas sem flash". Em parte, nao poder usar o flash atrapalhou bastante, pq a maquina aumenta o tempo de exposicao, e como elas quase nao param de se mexer, a foto tende a ficar tremida. Shasha logo terminou o seu treino e foi alongar ali pertinho, a uns 10, 15 metros de onde eu estava. Sim, meninas. Ela eh tudo isso e mais um pouco. Sinceramente, eu soh achava que ela era "maior". Tipo, ela tem os ombros meio largos, culpa do esporte, mas ao vivo nao parece tanto. Bem dizem que a TV "engorda". Entao ela saiu, ateh dava pra chegar mais perto, mas soh tinha criancas ali, e se eu me aproximasse, vai saber, poderiam achar que eu era algum maniaco, me prenderiam, me torturariam, e depois de me extraditar proibiriam-me de entrar em qualquer evento de tenis novamente. Alem disso, putz, eu ia chegar perto e ia fazer o que??? Ficar com cara de bobo, soh. Simpaticamente, Shasha autografou algumas bolinhas que as criancas tinham (sim, pensei nessa hipotese, mas aih sim eh que eu seria preso. Voces e suas mentes poluidas!) e saiu. Ela nao eh um amor? Daih chegou pra aquecer a Danizinha. Uma gracinha, como eu havia dito (sugiro um Google Images pra quem nao as conhece), mas muuuuuuuuito magrinha pro meu gosto, com suas perninhas que parecem um 11.

Depois do aquecimento, fiquei pensando no seguinte, comparando o aquecimento e o jogo, a Sharapova foi a unica daquelas tenistas que se "transforma" entre um momento e outro, parece que baixa um santo, como se a jogadora Sharapova fosse um personagem criado pela Sharapova de verdade. Tanto pelo seu desglamour (as outras tenistas aqueceram e jogaram com toupas bem parecidas), quanto pela sua atitude. Ela aqueceu todo o tempo sem emitir um unico som, e no jogo, bom, ela eh famosa no circuito por seus "gemidinhos" que chegam a incomodar os jogadores das quadras vizinhas algumas vezes. Alias, um alivio foi descobrir que os gemidinhos da Shasha nao sao (ou nao foram) tao altos assim. Shasha, com seu uniformezinho cor-de-rosa que a faz parecer uma bailarina, ganhou o 1o set com alguma dificuldade (quebrou a outra no 9 game e quase se complicou quando perdeu seu saque no game seguinte), depois entrou mais no jogo no set seguinte, fechando a partida com alguma tranquilidade. Ha quem diga que o tenis da Sharapova eh feio (o esporte, nao o calcado, soh pra ficar claro). Concordo em parte. Sim, eh verdade que ela nao tem muita variacao de jogo, mas em compensacao ela eh muito eficiente nos foguetes do fundo da quadra que sao sua especialidade. A naturalidade dos movimentos e a facilidade dela(s) durante os golpes eh realmente chocante. Jah Danizinha foi uma surpresa. Eu achava que a Kuznetsova ia acabar com ela. Que nada! Com uma boa variacao de jogo e uma aceleracao de braco impressionante, ela nao deu nenhuma chance pra Kuznetsova e ganhou em 2 sets relativamente tranquilos. Ainda em pro da Shasha vem algo que soh descobri depois ao olhar as fotos. O seu movimento de saque eh muito mais bonito do que o de Danizinha, por exemplo, fora que o "efeito bailarina" da sainha rosa dah uma ajuda. Encerrado a segunda semi-final de simples resolvi voltar pra Berna, pra nao chegar muito tarde aqui, jah que no dia seguinte eu correria a meia-maratona de Lausanne. Saih do ginasio ainda mais bobo do que entrei. Eh gurias, homem eh uma raca triste, mesmo.


Ah, algums observacoes finais:

1 - tenho alguns videos do jogo da Shasha, basicamente pra capturar o meigo sonzinho que ela produz quando joga. Tenho o ponto final do 1 set (um ace sem-graca), o ponto final do jogo (melhorzinho), e um ponto muito bem disputado que acho que eh o que ficou melhor. Como tem 7Mb, os interessados me pecam que daih eu mando pro e-mail de voces.

2 - Shasha ganhou o torneio, num jogo em 3 sets que parece ter sido muito bonito (trocadilho-bobo-cliche prum jogo Shasha x Danizinha, mas nao resisti), parciais de 6-1, 4-6 e 6-3.

3 - Pra mostrar como eu realmente gosto de tenis e nao fui a Zurich soh pela Shasha, no comeco de novembro vou a Paris, passar o final de semana. Daih no sabado vou assistir a semi-final do Master-Series de tenis masculino. Se prevalecer a logica (e eu espero que sim!), vou poder ver ao vivo "der Konig" Roger Federer em acao. Torcam por ele pelo menos ateh sabado.

Friday, October 20, 2006

Festival Pre-Historico em Neuchatel

No meu ultimo final de semana na Suica antes da minha meteorica passagem pelo Brasil em setembro, o meu orientador, o Excoffier, me convidou para jantar na casa dele no sabado. No sabado de manha, porem, ele me ligou sugerindo que fossemos no domingo a um "festival pre-historico" que haveria proximo ao lago de Neuchatel. E jah foi adiantando, "Olha, eu nao sei bem o que eh, mas acho que pode ser legal". Entao no domingo, fui de trem ateh Fribourg, onde me encontrei com ele e sua familia, e fomos ateh o tal festival. O tempo nao estava grande coisa (alias, nao lembro se jah comentei isso aqui, mas na suica fez o julho mais quente de todos os tempos e o agosto mais frio de todos os tempos), o que significa que quando chegamos, no final da manha, nao tinha muita gente.

O festival era ateh que bem divertido, embora fosse uma mistureba de periodos historicos diferentes (ok, o titulo "Pre-Historico" eh amplo...). Tinha reconstrucoes de casa tanto paleoliticas (tipo as tendas de indios dos Forte-Apaches) quanto das casas neoliticas que existiam perto do lago de Neauchatel. Tinha oficinas com pessoas que trabalham na area mnostrando como se fazia pra lascar silex e obter pontas de flecha ou outras ferramentas, alem de um pessoal assando ceramica no chao e decorando-a com fuligem de serragem.


Pudemos experimentar um propulsor paleolitico pra cacar mamutes, e confesso que senti uma certa felicidade atavica ao lancar aquilo no monte de feno que fazia as vezes de mamute. O Excoffier tambem mostrou suas habilidades, a alias, como cacador de mamutes ele se saiu melhor do que eu, jah que conseguiu acertar o "mamute" 2 vezes, enquanto que eu... bom, errei todos os lancamentos. garanto que se fosse com boleadeiras eu me saia melhor que ele, hehehe.
Pra beber tinha uns sucos e hidromel... que eh um fermentado de uma mistura de mel e agua, que eu soh conhecia dos mitos gregos. Bem gostosinho.

Pra comer tinha "pao neolitico", que consistia numa gleba a base de farinha que assavamos num espeto. Serah que os pre-historicos nao fermentavam o pao? O prato principal seria Javali assado. Alias, a chegada do javali era aguardada com certa ansiedade, mas claropra evitar fazer todo o processo de extripar o bicho e deixar pendurado (nao tem um negocio que tem que deixar os bichos de caca pendurados pra "descer o sangue"?), os "cacadores" foram dar um passeio no mato e depois de uma meia hora sopraram uma especie de berrante que anunciava que a caca havia tido sucesso, daih eles vinham carregando o javali, jah mortinho, limpinho, e com o sangue jah escorridinho. O que parece que eh serio, no entanto, eh que eles realmente cacam o javali com flecha, jah que o Excoffier me disse que nos matinhos ali ao redor a populacao de javalis era bem garnde. O legal foi depois, quando eles tiraram o couro do bicho usando as facas de pedra, depois desmembraram o bicho e fizeam "espetinhos", com carne e cebola, que cada um assava em pequenas fogueiras no chao. Foi um dia bem divertido. O filho do Excoffier, Alphonse, passou a tarde inteira atirando a lanca no mamute. Jah a filha dele, Emilie, logo se cansou da historia do mamute e foi lah aprender mais sobre as tecnica do cara que fazia ceramica. Que coisa mais tipica, nao?

A foto final eh a familia do Excoffier: Ele (Laurent), Amilie, Alphonse, e sua esposa, Juliette.

Montjuic, Praia e Port Olimpic

Montjuic eh o nome da colina que fica num dos lados da baia de Barcelona. Alem de ser guarnecida por um forte, com seus canhoes apontados para a baia, Aqui eh a principal area verde da cidade, com ateh (vejam soh...) alguns gramadinhos que permitem um piquenique. Bom, antes de falar mais do Montjuic, voces devem estar notando sobre os nomes que eu ponho em catalao, que na verdade dah pra ler, assim meia boca, tipo italiano. Mas o que eh engracado no catalao eh que eles falam meio que aos tropecoes, tipo o portugues lusitano, mas mesmo assim, se tu escutas alguem falando em catalao, soa extremamente familiar, mas daih tu paras pra prestar atencao e percebes que nao dah pra entender nada!! Muito divertido. Voltando ao Montjuic, eh auqi que fica o estadio olimpico contruido para as olipiadas de 92, que pelo que parece deu uma boa revitalizada na cidade, especialmente na zona do porto. Aqui tambem fica a Fundacio Joan Miro, que nos, como bons dois boca-abartas deixamos pra ir no domingo de tarde, o que pode parecer uma escolha razoavel, nao? POis eh, nos esquecemos da nossa mah experiencia no reina Sofia em Madrid: museus espanhois nao abrem no domingo a tarde... soh deu pra fotografar o "Personaje" da entrada. Caminhando um pouco mais por lah, chegamos ateh o lindissimo predio do museu de artes da catalunha (obviamente fechado), cuja baixada termina na Placa de Espanya, proximo a plaza de toros, numa rotula emoldurada por duas torres Venezianas uma fonte.


De lah fomos bater ponto na Paria, como fizemos em todos os finais de tarde. A praia fica na frente da Vila Olimpica, escoltada por dois grandes edificios e uma escultura modernosa (ora se nao...) lembrando um peixe. O que tb eh interessante eh que a praia ajuda a criar aquela polaridade Madrid-Barcelona. A area eh perfeita pra uma caminhada a tardinha ou a noite, cheia de bares e restaurantes. Foi aqui que comemos uma Paella de Arroz negro que olha... um espetaculo. Acho que de todas as comidas das viagens foi a melhor. Perfeita, nao muito cara, com uma boa Cava pra acompanhar. Eh, nao dah pra reclamar. Como falei, no post de Veneza, a praia aqui eh um pouco diferente das do Lido, sem tanto aquela historia dos "loteamentos", e com um ar mais moderno, esportivo e jovial. A cara de Barcelona.